06/09/2011

A Imaturidade do Ser



Hoje eu quero falar da nossa infantilidade, do nosso medo, da nossa hipocrisia. Começo citando aquelas pessoas que não estão nem aí para você, mas no seu aniversário se sentem na obrigação social de te dar o "Feliz Aniversário! Muito sucesso, prosperidade, que você seja muito feliz, hein". Afff. Meu Deus, tudo isso porque se você não der o feliz aniversário, todo mundo cai de pau em cima de você. A sociedade, o tempo todo, julga, analisa e fala daqui e fala dali...

Esse fato apenas me revela o quão despreparada se encontra a humanidade. A hipocrisia vem do medo e o medo vem da imaturidade. As pessoas hipócritas possuem medo do que o outro vai pensar, do que o outro vai falar, do que o outro irá fazer. Estão imersas no medo.

O medo, vale salientar, nos é imposto desde criança. Nossos pais nos ensinam a temê-los e não a respeitá-los. Lembro da minha mãe dizendo que ia "contar" para o meu pai. Por que? Porque meu pai me colocava um medo enorme. E na escola? Algum pai idiota ensina ao seu filho, que qualquer problema com outro garoto, "enfie a porrada". Nessa, o outro garoto sofre a violência e fica com medo. Tem medo de ser 100% sincero, senão pode apanhar. A professora ameaça contar para a sua mãe o seu comportamento e assim vai. Estamos sempre sendo ameaçados! É mais fácil ameaçar do que procurar entender o porquê do comportamento da criança e orientá-la.

Com a escassez de orientação, a criança se desenvolve fisicamente, mas não psicologicamente. Assim chegamos nesta humanidade despreparada. A fofoca, que se faz aqui e ali, não passa de vingança, pois já se julga que o outro faz a mesma coisa. É um modo de retaliação. Considera-se um dano terrível saber que o outro está falando mal do seu cabelo. Isto é infantilidade. Cobra-se o outro o tempo todo: "Pô, nem me ligou!". Se o próximo lhe é indiferente, já acha que é pessoal. A pessoa não pode estar concentrada em outras coisas, ela foi indiferente só para te machucar. Aff. Isto é infantilidade! Achar que você é importante demais e que o mundo gira em torno do seu umbigo é infantilidade, falta de preparo emocional! Criança que é assim. Criança é egoísta, pois ainda não criou uma identidade. Acha que todo mundo é uma continuidade sua. O processo de amadurecimento vem justamente de esvaziar o seu ego, o seu egoísmo.

O caminho para crescer psicologicamente é utilizar sua razão para adquirir conhecimento e criar discernimento. As pessoas imaturas não possuem uma visão do processo humano, não entende o processo. São escravas de suas vidas. Tudo aquilo que não conhecemos e não entendemos tende a nos escravizar. Nascemos dependentes, mas não precisamos passar a vida toda como escravos. Estude, busque entender como as coisas funcionam em torno de si e evolua. Não vou dizer que é fácil, mas é uma realização. Uma realização de liberdade. 

E Lembre-se: Quer mais Luz? Seja Luz.

Por: Bruno Crocamo
CONTATO: bruno.crocamo@gmail.com

6 comentários:

  1. Bem, para quem não conhece Bruno Crocamo é um dos autores que contribui para nosso blog. Eu conheci esse cara em um ambiente profissional onde se conhece dezenas de pessoas ao mesmo tempo, mas eu percebi que esse cara em especial tinha algo mais. Não só pelo jeito discreto de reservar sua opinião, de não concordar com tudo, mas por, no meio de um monte de funcionários desleixados, ele ser um dos poucos que se preocupava em se esforçar ao máximo para fazer seu trabalho bem feito (mesmo a empresa não reconhecendo e valorizando isto). Em fim, eu precisava falar um pouco dele. Quanto a seu texto, muito bom. Como não concordar sobre a escassez de orientação por exemplo? Me identifico muito com este texto, até porque no 4º parágrafo eu me vejo ali, como o cara que é julgado por as vezes passar e apenas sorri ao invés dedar “bom dia” e por isso ser taxado de antissocial. Concordo com Crocamo, é infantilidade julgarmos alguém por termos sido “ignorado”, é egocentrismo. As vezes as pessoas que mais nos dão bola, quando precisamos não estão nem ai. Amadurecer não é fácil, por isso nem todos chegam lá. E não estamos falando de um amadurecimento comportamental, isto é consequência de um amadurecimento mental/espiritual. As vezes, vemos adultos brincalhões e os julgamos infantilizados, mas para mim ser adulto é exatamente saber a hora de ser criança. Porque ser criança não é mal, o mal é não saber ser adulto. E quando falo adulto, me refiro a amadurecimento e não pessoas acimo dos 21 anos de idade cronológica. Cara, quando você fala sobre processo humano... é isso mesmo! Só se enxerga o processo de evolução como processo, depois de certo estágio em que já se evoluiu. Quando você associa conhecimento com liberdade, está totalmente certo. Parabéns pelo texto!

    OBS – Medo do que os outros vão pensar ou falar! Me inspirei a escrever sobre isso tbm.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostaste, Zegur. Espero sempre poder colaborar com este ótimo blog que nos leva a questionar o mundo.

    Att, Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Um texto muito bom, um micro ensaio sobre a hipocrisia e o medo, pode-se dizer - elementos aliados que implicam-se mutuamente, gerando o verme que chamam "Homo Sapiens Sapiens".
    Interessante a intertextualização com o pensamento do escritor britânico C.S. Lewis, no tocante à infantilidade. Segundo Lewis, o medo de ser infantil, tão comum nos adultos e adolescentes, só deixa à mostra que, tal pessoa já é infantil. E, ora, por que? Porque o medo de ser infantil é característica das crianças - elas querem ser vistas como adultas, maduras e não mais como bebês, mesmo ainda os sendo. Quando o adulto ou adolescente passa a sentir essa necessidade - a comprovação a todo custo de sua "não infantilidade" - já está sendo, paradoxalmente, infantil.
    Amadurescência é um estado de espírito. Não é algo cronológico.
    Parabéns pelo texto. Abro convite a conhecer meu site e meu livro "Vozes na Madrugada".
    http://eltonsdl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai, vale a pena dar uma conferida: http://karinapinto.blogspot.com/2011/09/regularizacao-fundiaria-e-destaque-em.html?showComment=1315752453462#c5996537365406847901

    ResponderExcluir
  5. Vi o link, muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/30/2014

    Eu tenho 20 anos...sou orfao de anbos pais,,minha infancia foi traumatizadora eu morava com minha irmao e meu conhado,,meu conhado senpre mi batia maltratava,,eu era praticamente a enpregada da casa,,minhas sobrinhas nasceram eu cuidei delas,,minha irma tanbem mi batia com fios, studei de primeira ate 3 classe,,eu nao passava bems as refeicoes,,eu senpre mi senti humilhada,,nao consiguia rassocinar direito,,ate que resolvi fugir,,fou morar com minha mae e meu irmao mais novo, de la nao demorei meu tio veio mi levar pra morar com ele e sua famila na cidade,,la eu tinha tenpo de studar de brincar e tudo,,ate meu tio morrer e agora moro com a esposa dele,, e agora minha mente sta atrazada tem cmo eu desenvolver minha mente?

    ResponderExcluir