17/08/2011

"Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão."


"Não há nada que esteja só; nada pode estar em completa solidão: o que existe necessita de outro para ser. " (Leopoldo Schfer)


Este post é exatamente para você, que se sente solitário, saber que não está só neste sentir. Estou com você, como estrangeiro no meu próprio país, falando outra língua em minha terra nativa. Como pode ser possível viver na era da tecnologia, onde a internet nos conecta a todo o mundo, estamos tão isolados?

Esta geração está tão solitária que busca conforto em salas de bate-papo, onde pode ser quem não são, falar o que não falariam e sonhar com quem gostaria. Em um mundo tão competitivo, onde tenho que buscar a cada instante a supremacia profissional, familiar, entre amigos e principalmente no sexo. A internet acaba sendo um escape.

Porque eu tenho que ser tão bom de cama? Porque eu tenho que ter um corpo perfeito? Porque tenho que fazer todos os dias o maldito ritual social para me enquadrar numa comunidade discriminativa? Se eu for eu mesmo, será que vão gostar de mim?

Temos tantos papeis a cumprir que acabamos nos perdendo do único e verdadeiro papel que temos, que é sermos nós mesmos. E nesta perda vem a sensação de solidão que acabamos por tentar preencher com drogas, música alta e muito sexo desenfreado. Mas na segunda-feira de manhã, só o que sobra é a mesma solidão de sempre. Aquelas 15 garotas que você pegou na boate não fizeram a diferença...

Uma vez li uma frase da psicoterapeuta Marilena que dizia: “Sem perceber, o ser humano adoeceu no isolamento, mas nem por isso mudou internamente. Continua carente de convívio e de relacionamentos profundos.” E não é que ela tem razão? Não vai bastar relacionamentos superficiais só por causa de um peito bonito ou uma carteira cheia de dinheiro. Não vai bastar um porre no final de semana... precisamos uns dos outros, de relacionamentos, de convívio, de afeto, precisamos ser humanos...

Por: Um Lugar Escuro.
A frase do título e de Vinicius de Morais.

CONTATO: umlugarescuro@gmail.com

3 comentários:

  1. Acredito que todo mundo possa falar um pouquinho sobre o tema, quem disser que nunca se sentiu só, pode espera para sentir-se.

    ResponderExcluir
  2. Não é só a solidão, é o vazio que fica por dentro. A falta de personalidade. A mídia tem um grande papel nisso e isso escraviza as pessoas. Ninguém devia achar que não está ideal do que jeito que está. Perfeição está nos olhos de quem vê. A figurada, porque a total para mim não existe.

    ResponderExcluir
  3. Que me perdoe o Vinicius de Moraes, eu prefiro a solidão, do que embarcar numa bela ilusão, em meros momentos passageiros de prazer e ilusão, se é pra viver que se viva intensamente o amor que seja entrega de corpo e alma, de forma verdadeira. Se doar por aí em troca de esmolas? Pra que? Me diz? Ah não .. não dá pra mim não .. já passei dessa fase, a tempos ...

    Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão??? Eu que me pergunto ..
    Cada um sabe de si, mas para mim a escolha é clara ...

    ResponderExcluir